quinta-feira, 30 de agosto de 2012

SIM, EU QUERO E EU VOU ME CASAR VIRGEM!

       Essa tem sido uma afirmação constante entre dezenas de jovens. Seja de forma isolada, em casais de namorados ou em grupos, cada vez mais jovens fazem “VOTOS DE CASTIDADE” até o matrimônio. Querem permanecer puros e santos, conforme lhes é proposto pelas Sagradas Escrituras.
Convivo com dezenas de “noivos” que nas vésperas de seus casamentos se mostram arrependidos por não terem sabido ESPERAR. Entregaram-se para um namorado/namorada o qual achavam ser o par perfeito, mas, a relação terminou e em frente ao altar, no dia em que realmente “sacramentalizam” suas relações, quando encontraram a pessoa com a qual vão viver o resto de suas vidas, já não podem mais entregarem sua pureza um ao outro, pois NÃO SOUBERAM ESPERAR! PERDERAM O MOMENTO MÁGICO, NOBRE, PURO, MOMENTO QUE OS FAZ ESPECIAIS AOS OLHOS DO MUNDO E DE DEUS...
Temos de atentar que na verdade nós não nos entregamos ao ato sexual de uma vez. Não acontece de simplesmente tu está com o teu namorado e de repente, sem vocês perceberem acontece à relação sexual. Não! Na verdade não é assim. A relação acontece aos poucos, os jovens vão cedendo às tentações e ao desejo do corpo, e isso é aos poucos. Dia a dia vão avançando sinais. Portanto, cuidado! Se tu tens um projeto e um plano conforme os preceitos de Deus cumpra-o.
Começa por aceitarem as tentações do corpo... se estimulam... se provocam... se insinuam... ficam sós... caricias e toques mais íntimos e fortes... isolamentos nos quartos e dependências... vão aceitando situações, momentos e locais que propiciam para que isso aconteça e o que era um projeto de vida dentro dos preceitos cristãos, de pureza e castidade se vão embora porque não souberam respeitar seus instintos e suas vontades.
Não raro traem e abusam da confiança e da liberdade que muitas vezes lhe é concedida pelos pais ou responsáveis. Por isso mesmo, não raras vezes a relação e a perda da virgindade acontecem junto com o fruto da “traição da confiança” daqueles que cuidam do jovem.
Na verdade tu não perdes tua pureza no ato sexual, tu já vinhas perdendo há muito tempo atrás quando deixou que pensamentos que não vinham dos preceitos que Deus ensina fossem invadindo tua mente e coração. Quando começou a caminhar por um caminho sabendo para onde ele te levaria.
Eu não estou aqui para pregar moralidade, nem para julgar ou punir ninguém, eu estou aqui para te alertar e para te lembrar alguns pontos sobre pureza, e o que Deus tem preparado para os que sabem esperar o tempo certo. Quero que sirva de alerta para aquelas pessoas especiais que se preservam puros e tem o propósito de se manterem castos até o casamento.
Em São Tiago encontramos: 4,7 “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.”
O Sexo não é algo ruim (foi criado por Deus), desde que seja feito no tempo certo, ou seja, dentro do matrimônio. Quantas pessoas que tu já namorastes e acreditou que aquele/aquela ali seria para a vida toda e de repente tudo terminou e não raras vezes tu sequer podes olhar para a cara desse namorado/namorada!
Quantas pessoas tu acreditou que seriam eternos em tua vida, ou que seria a pessoa certa, mas não foi?
E se essa pessoa tivesse levado junto a tua pureza, teu projeto, teu sonho de te entregar totalmente àquela pessoa que realmente vai contigo até ao altar, com quem tu vais viver a vida toda?
"O mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados completos, irrepreensíveis, para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” 1ªTs. 5, 23
É Deus que te santifica por completo, espírito, alma e corpo... então obedece à esse Deus e tenhas a certeza de seres feliz... Assim como milhares de jovens têm realizado “votos de castidade” por ocasião das Jornadas Mundiais da Juventude, oferecendo a Deus esse esforço e se for do teu desejo que isso aconteça contigo também, entrega esse teu voto a Deus. Porque embora a gente resvale, se machuque aqui e ali, com muito esforço esse Deus não vai nos deixar pecar: voto é voto. É uma aliança dos dois lados: TU FAZES UMA ALIANÇA COM DEUS E DEUS FAZ UMA ALIANÇA CONTIGO!
SHALOM!

terça-feira, 7 de agosto de 2012

E AI, TU ÉS UMA PESSOA JUSTA OU INJUSTA?




Caríssimos jovens, considerando que vocês estão numa fase de crescimento pessoal, espiritual, funcional, intelectual,... Hoje lhes proponho uma reflexão para que possamos verificar se realmente estamos valorizando aquelas pessoas que nos valorizam. Observando também se estamos sendo justos ou injustos, tanto com as pessoas, quanto com Deus.
É normal logo após um retiro, sairmos cheios de planos, com vontade de dar e pedir perdão, com vontade de mostrar às pessoas a gratidão pelo quanto elas são importantes para nós... Mas não raras vezes, esse sentimento passa e começamos a proceder da mesma maneira anterior ao retiro (egoístas – injustos - rebeldes – insatisfeitos – infelizes...). As vezes chegamos a acreditar que as pessoas tem obrigação de resolverem nossos problemas... que estão lá como máquinas... as usamos, as desligamos, até o momento em que vamos precisar novamente...
ISSO É TOTALMENTE INJUSTO E REPROVÁVEL...
Vocês já notaram que às vezes acabamos dando valor e atenção a pessoas que não nos merecem, pessoas que apenas convivem conosco por interesse ou que nos usam dentro de seus desejos e necessidades especiais?
Será que não chegou à hora de olhar com maior carinho, respeito e compreensão as pessoas que realmente nos valorizam, que nos tratam com respeito, com amor e consideração, pois esses são nossos verdadeiros amigos.
Cuidado! Usar as pessoas, também pode ser uma forma de egoísmo e se constitui em um pecado grave, do qual não nos damos conta.
Olhe para trás e reveja teus momentos de dificuldades... Durante teus problemas, tuas incertezas, tuas quedas, tuas dúvidas, tuas indecisões...
Quem estava lá? Foi importante aquela presença?
Soubestes reconhecer, ou apenas ignorou depois que passou toda a tormenta e irá só lembrar-se dessa pessoa quando outra tempestade se aproximar? Depois que tudo passou agradeceu? Reconheceu?

Foi justo no momento da alegria e da felicidade e buscou partilhar com essa pessoa também esse momento? Ou simplesmente vai esperar a próxima tempestade e momento de tribulação para buscar essa palavra, esse ombro e esse conforto que sabes sempre estar lá?
Olha! Eu acredito que Deus escolhe as pessoas certas no momento certo em toda nossa vida, embora às vezes não enxergamos isso ou não damos o devido valor. São justamente essas pessoas que estão lá, nos momentos mais difíceis de nossa vida. Por isso, temos que valorizar quem nos valoriza! Observem que às vezes a gente costuma perder tempo com quem não está nem aí para nós e esquecemos-nos das pessoas que realmente se importam conosco.
Eu os convido a meditar se estamos realmente valorizando e sendo justos com aqueles que nos valorizam... Nossa família, nossos verdadeiros amigos,... Aqueles que largam tudo ou às vezes se esvaziam de si (ao exemplo de Jesus = kenosis), para nos deixarem bem, abrem mão de tudo que teriam direito para nos darem as mãos, os pés, os ouvidos e o ombro.
Vamos analisar se porventura nós não estamos na verdade usando as pessoas, se elas não estão sendo meros objetos para nós, as chamamos, as usamos, as abandonamos, chamamos novamente, usamos, descartamos...
Observar se não raras vezes ficamos extremamente chateado com essas pessoas porque nos dizem a verdade, mas saiba que a Bíblia nos explica que alguns dos amigos mais perigosos são aqueles que sempre concordam conosco, apoiando-nos mesmo nas coisas erradas. "Melhor é ouvir a repreensão do sábio do que ouvir a canção do insensato" (Eclesiastes 7, 5). Atente que o amigo verdadeiro nos corrige, e a pessoa sábia procura ter amigos com coragem e convicção para repreendê-la quando for necessário.
Agora, por outro lado, o insensato evita pessoas que os corrige e critica, querem que as pessoas sempre digam que está certo, procurando aprovação acima de sabedoria. "O escarnecedor não ama àquele que o repreende, nem se chegará para os sábios... O coração sábio procura o conhecimento, mas a boca dos insensatos se apascenta de estultícia" (Provérbios 15, 12-14).
Sabemos que ninguém gosta de ser corrigido, mas todos nós precisamos de amigos que nos amem tanto que mostrem os erros: "Melhor é a repreensão franca do que o amor encoberto. Leais são as feridas feitas pelo que ama, porém os beijos de quem odeia são enganosos" (Provérbios 27, 5-6).
Agora, uma vez que escolhemos bons amigos, também nós devemos ser bons amigos! As Sagradas Escrituras nos aconselham sobre as responsabilidades de companheiros fiéis. Ensina ainda que amigos verdadeiros não são interesseiros, mas aqueles companheiros fiéis que ficam nos bons tempos e nos maus tempos: "Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão" (Provérbios 17, 17).
A amizade verdadeira traz benefícios mútuos, tem gente que é amiga só na hora da necessidade ou da satisfação, na hora da dor e da aflição, nos deixa na mão... Esse tenha certeza, não é um bom cristão.
Concluindo, TU REALMENTE VALORIZAS E ÉS JUSTO COM AQUELE QUE TE AMA?
Em algum momento tu já agradeceste e reconheceste o esforço do outro em te fazer feliz? Alguma vez já demonstrou isso? Já disse muito obrigado por ser tão importante e por tudo que faz por mim?
Já escreveu um depoimento, já declarou isso em público, já escreveu uma carta, já o abraçou com vontade e declarou toda essa gratidão?
ISSO É SER JUSTO! SE FIZERES O CONTRÁRIO ESTÁS SENDO INJUSTO!
Se já fez isso (tudo certo)... Parabéns! Caso ainda não o tenha feito, aproveite e faça, porque desconhecemos o amanhã e se deixarmos para depois o amanhã pode ser tarde demais.
Então! Começa por mim...
Muito obrigado por tudo que vocês fizeram e fazem por mim... E lembre-se que você é eternamente responsável por aquele que cativa.
Pense nisso! E se algum dia porventura vier a ser “injusto” com algum de vocês, por favor, me cobrem, porque podem ter certeza não foi intencional...
Shalom!

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

GRATIDÃO X INGRATIDÃO



Não que se faça qualquer coisa buscando o reconhecimento ou a promoção pessoal, mas considero importante meditarmos de como é nossa conduta em paralelo ao que Jesus ensina, se nossa conduta é de pessoas “GRATAS” ou de “INGRATAS”.
Como é doloroso ser tratado com ingratidão por pessoas que amamos! Uma pessoa ingrata nunca se satisfaz, sempre quer mais. Ela sempre acredita que é tua obrigação assisti-la (e na condição de cristão, ela tem razão), porém, a contrapartida deverá ser dela. A natureza humana é ingrata desde o jardim do Éden quando então seus ocupantes não agradeceram pelos milhares de frutos que podiam comer e só quiseram aquele fruto proibido. Jesus fez tudo por nós e também enfrentou a ingratidão. Certa vez mandou os dez leprosos ir se apresentar ao sacerdote para cumprir o mandamento da lei e “indo” enquanto iam, foram curados por Deus. Contudo apenas um voltou “dando glória a Deus em voz alta”.
Vou escrever sobre “GRATIDÃO x INGRATIDÃO” em função de um telefonema que recebi ontem. O telefonema de uma jovem exercendo a “GRATIDÃO”. A pessoa que me ligou passou por um momento de tribulação, mas foi superado e em função disso falou: oi, tio, estou te ligando para te dizer o quanto eu estou feliz... (passando a relatar fatos e momentos que a faziam feliz)”.
Depois do telefonema de ontem, hoje acordei pensando nas tantas pessoas que te cercam, que te envolvem, que contigo convivem, que buscam orientação, ajuda, ombro, conforto, etc. Pensei nas tantas pessoas que te procuram quando estão muito mal, doentes, tristes, magoadas, machucadas, ofendidas... Te chamam em casa, na igreja, no trabalho... te ligam de madrugada, ao meio dia, te relatam suas frustrações, tristezas, dor e insatisfação... Mas e depois, quando estão bem, estão felizes, quando tudo se resolveu... se esquecem de ti... quando estão em paz e harmonia, não ligam para relatar o resultado daquilo que foi semeado ao longo do tempo... não lembram em te dizer, “olha, poxa, hoje estou te ligando para te dizer o quanto eu estou feliz”, a exemplo do que fez essa jovem ontem.
Qual a diferença entre os 9 leprosos ingratos e o único leproso grato?
A diferença é que os nove leprosos ingratos foram seguir sua vida e não votaram para agradecer a Jesus pela cura. Mas também não receberam nenhuma bênção mais de Deus, somente aquela cura. Já o leproso grato, voltou e Jesus lhe disse: “levanta-te e vai, a tua fé te salvou”, ou seja, recebeu além da cura, a salvação. Quando somos gratos, Deus sempre tem mais para nos dar.
Li certa vez que a INGRATIDÃO é “CEGA”, é “ESQUECIDA” e, é “SILENCIOSA” ou “CALADA” como preferirem.
O artigo dizia que a ingratidão é CEGA, pois a pessoa ingrata não consegue perceber o que recebe de bom e só vê o que é ruim. Tem dificuldade em perdoar, em ter compaixão, em se preocupar sinceramente com o outro. Não interessa como está o outro hoje o que me interessa é como eu estou. Pode receber um grande benefício, um presente de Deus através do outro e não enxergar, mas vê um pequeno defeitinho. Os nove leprosos ingratos, não olharam para Jesus, nem O viram, só queriam ser curados. O único leproso grato olhou para Jesus, viu suas chagas antes e depois que foi curado, por isso tinha gratidão. Assim muitos não se dão conta que Jesus continua colocando pessoas lá para auxiliá-los e curá-los... recebem a graça e vão embora, a cegueira não os permite ver os benefícios que receberam.
TU RECONHECES O QUE AS PESSOAS FAZEM DE BOM EM TUA VIDA E VOLTAS PARA AGRADECER? (GRATO ou INGRATO)
O “ingrato” é ESQUECIDO, talvez os nove leprosos ingratos tenham se esquecido do rosto de Jesus dizendo que não se lembravam mais quem os curou, ou se esqueceram do lugar que Jesus estava, mas o fato é que se esqueceram. Talvez até tenham esquecido que eram leprosos (que estavam infelizes, tristes, doentes) quando procuraram a cura, o auxílio. Para o único leproso grato, o rosto de Jesus era inesquecível e procurou saber onde Jesus estava para agradecer. Assim, a pessoa ingrata não se lembra do que lhe foi feito mesmo que tenha sido a um segundo. Sua mente é bloqueada para não lembrar o que recebe de bom, mas o que acontece de ruim se lembra todos os dias mesmo que tenham se passado anos. Por isso ela tem dificuldades em perdoar em ter compaixão. A mente da pessoa ingrata não consegue se lembrar por que está sempre ocupada pesando em si mesmo e só quer mais. Já a pessoa grata se lembra mesmo que a própria pessoa que o ajudou se esqueça do bem que fez.
TU TENS SIDO GRATO E AGRADECIDO A AQUELES QUE TE AUXILIAM E CUIDAM DE TI?
O ingrato SILENCIA, se CALA diante do que recebe de bom, mas abre a boca bem alta para pedir e muito mais para reclamar se faltar alguma coisa. A pessoa grata não fica em silêncio, mas diz ‘muito obrigado’ por qualquer coisa que recebe. Os nove leprosos ingratos “chegaram gritando” pedindo para ser curados, mas depois não falaram nada. O único leproso grato voltou “dando glória a Deus em voz alta”. Não adianta apenas lembrar o que recebeu de bom, é preciso também expressar para que a pessoa saiba que tu fostes curado, é preciso VOLTAR E FALAR!
Por esse motivo eu resolvi escrever hoje sobre GRATIDÃO e INGRATIDÃO, justamente em função de um telefonema entre tantos que recebemos pedindo ajuda, foi um telefonema relatando um momento de cura, um telefonema de uma pessoa sendo grata... Parabéns!
Concluo fazendo um convite que sejamos mais GRATOS a Deus e aqueles que nos auxiliam em nossas dificuldades, que nos fazem sermos a cada dia melhores, justos e mais cristãos...
A DICA DE HOJE: “SEJA GRATO COM QUEM AJUDA NA TUA CURA E TE MOSTRA ONDE ESTÁ JESUS”!
PENSE NISSO!
SHALOM!