domingo, 29 de julho de 2012

PACIÊNCIA e PERDÃO... para começar a semana...



Hoje por ocasião do 5º Encontro de Casais em 2ª União, Grupo Bom Pastor, fui convidado a falar sobre esses dois assuntos... “A PACIÊNCIA” e o “PERDÃO”... lembrei que para isso primeiramente devemos conhecermo-nos a nós mesmos...
Bem me lembrei do “PERDÃO”, sim o mesmo perdão que Jesus nos fala em Mateus 18, 21-22 – “Naquele tempo, Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes? Jesus respondeu: Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete.”
"Se quiseres encontrar a felicidade, por momentos, vingue-se. Mas, se quiseres ser feliz pelo resto de teus dias, perdoa".
Ora, a paciência é a virtude que o indivíduo maduro demonstra ter ao manter o controle emocional equilibrado, sem perder a calma, ao longo do tempo, mesmo diante de uma injustiça ou de uma atitude impaciente... E não esqueçamos: o equilíbrio emocional é uma grande virtude do líder cristão. (...quando eu era criança pensava como criança, agia como criança... mas agora não, já tenho consciência e essa é uma condição do pecado – ter consciência do que é certo e errado – I Cor 13, 1-13).
Mas ao mesmo tempo “perdão” e “amor” andam juntos e quem “ama” está em Deus, por isso quem não perdoa ou não pede perdão está afastado de Deus, são inseparáveis. Por isso o cristão até pode ter uma atitude impaciente, mas na sua condição de cristão deve parar, repensar e corrigir sua atitude.
Todos nós erramos, afinal somos humanos, agora a diferença está justamente aí, na humildade do cristão ao imitar Cristo... “Pai, perdoai-lhes...”
O ser paciente tem capacidade de se libertar da ansiedade, tem a excepcional capacidade da articulação mental (é aquele que consegue ver com antecedência o que os seus atos impacientes vão gerar = mal estar; agitação, inquietação; desmotivação; frustração; entre tantos outros “...ção”).
Por tudo isso que o indivíduo paciente é um motivador da “empatia”. Aquele que sabe se colocar no lugar do outro ou dos outros, antes de qualquer ato impaciente, vai verificar se sua atitude não vai ocasionar no outro ser ou no grupo social todos estes aspectos – “...ção”... – ou seja, ele pensa antes de uma atitude impaciente: “se fosse comigo, como eu me sentiria?”
E esses sentimentos doloridos ficam principalmente entre seres que se amam, pois estes ficam a se questionar: onde foi que eu errei? Ou, onde foi que nós erramos? Ou, poxa eu não devia ter feito ou dito isso! Porque entre outros grupos formais ou sociais isso não gera nenhuma preocupação... Na verdade, eles não estão nem aí para o outro. Ele é mais dolorido quando é entre amigos e irmãos. Mas também é mais frequente entre esses, por isso mesmo num outro texto Jesus já nos adverte que deveremos nos perdoar 7 vezes ao dia.
Assim, o ato de impaciência é muitas vezes também um ato de injustiça.
É um ato de injustiça porque faço o outro ou os outros viverem sentimentos que não se faziam necessários e o pior disso tudo é que não raras vezes, minha impaciência, sequer me permite reconhecer estar errado e posteriormente reconhecer meu erro, quando então com humildade e com dignidade deveria pedir perdão. Muitos o orgulho não permite esse exercício do pedir e dar perdão. Preferem o veneno do rancor, da raiva, da ira, do ódio...
Além disso, quando vivemos em grupo, quando somos comunidades de cristãos, normalmente, nossos atos deixam de machucar apenas um, mas muitas vezes por tabela machuco ou faço muitos sofrerem, motivo pelo qual, o ato de pedir e dar perdão deve vir mais depressa ainda, porque é injusto fazer tantos sofrerem por apenas uma atitude.
Infelizmente, às vezes, a paciência para alguns parece ser uma virtude à beira de extinção, somos como “Ferraris” e vamos de 0 a 180 km/h, em segundos, esquecendo que palavras são como flechas, depois de disparadas não adianta correr atrás, porque não raras vezes atingem em cheio o coração do outro.
Agora, a vantagem é que enquanto estamos vivos podemos voltar atrás, corrigirmos nossos passos, por isso Jesus em sua catequese em todos os Evangelhos nos ensina a virtude do “perdão”... Sem perdão não há conversão... Ninguém pode se declarar um convertido se não sabe perdoar... Portanto, se houve impaciência, automaticamente provavelmente houve alguém machucado, ferido e é dever do cristão pedir e dar perdão...
Portanto, se hoje eu fui impaciente com algum de vocês, se machuquei o seu coração por um ato impaciente, por favor, peço desculpas, peço que me perdoem... Por favor, não olhem apenas para meus erros, mas também, lembre-se dos momentos que vivemos juntos (bons ou maus) e na vida isso é o que importa, temos os mesmos sonhos, gostamos das mesmas pessoas e “principalmente”, somos irmãos: “COMUNGAMOS DO MESMO CRISTO”...
Sejas sempre justo e correto com todos, mas principalmente sempre com que é justo e correto contigo... reconheça o esforço, a paciência e o carinho com que o outro muitas vezes larga tudo, sua vida, seus problemas, suas dificuldades para assistir e cuidar do meu sofrimento, da minha dor e do meu mal estar, portanto, “paciência”, “justiça” e “perdão” devem andar juntos...
Vocês são muito importantes para mim e tu és eternamente responsável por aquele que cativas.
Perdão! E obrigado por serem o que são em minha vida.
Shalom!

terça-feira, 17 de julho de 2012

PESSOAS NÃO PODEM SER DONAS DE OUTRAS...




Casais, cuidado! Isso é possessão...
Constantemente sou procurado por casais jovens (namorados ou recém-casados) onde um membro se acha dono do outro”. Literalmente se adonam da vida do outro, tomam posse, sufocam, tiram a liberdade, é uma relação preocupante e porque não dizer, escravizante...
Atenção senhores pais e responsáveis, relações assim às vezes chegam ser até escandalosas, pois não se importam com o lugar, as pessoas ou as circunstâncias para demonstrarem essa possessividade, ou seja, essa propriedade do outro, destratam como se estivessem lidando com um cão preso na guia.
Na psicologia o amor “possessivo” se refere a um amor determinado pelo ciúme/propriedade e que provoca emoções extremas e comportamentos obsessivo-compulsivos, exigindo do outra constante atenção (deve olhar única e exclusivamente para o ele (a)). Em momentos de crise prejudica a vida social, familiar e profissional. É algo que corrói o espírito de uma relação que deveria ser baseada na confiança e na sinceridade...
Ora, se tu não podes confiar no teu namorado (a), esposo (a), então esqueça isso que tu chamas de uma relação, pois nem chega perto de ser uma. Esteja atento que na vida do casal ninguém possui nada e nem ninguém. Se um dos dois ou os dois são incapazes de entenderem isso está na hora de procurarem uma nova maneira de ver o mundo e a vida: “pessoas não podem ser donas umas das outras”.
É normal num relacionamento, principalmente novo, haver uma “certa” dose de ciúmes. Porém se esse ciúme chega ser “possessivo” e tu estás observando que essa pessoa não mudou e nem vai mudar com o tempo, mude de namorado (a), saia debaixo dessa mão que te sufoca... não compensa, o preço dessa relação no futuro é muito alto, desgastante, frustrante, não raras vezes descamba para o lado agressivo, passional e alguém vai sair muito machucado daqui... Nunca deu e nem nunca vai dar certo!
Como medir se há possessividade numa relação. Uma boa forma de medir isso na relação é analisando a vida que tu tinhas antes de começar esse relacionamento. Se tua vida: amigos, grupos sociais, esportes, lazer... estava dentro dos preceitos normais de amizade, dentro das regras sociais aceitáveis, tu deves continuar a tê-la mesmo durante essa relação. Atividades de lazer, encontros, jogos, jantares, etc. desde que firmados nos preceitos normais sociais devem ser mantidos sem a interferência do outro (a). Se isso estiver acontecendo, cuidado!
Um relacionamento que obriga ou exige te afastar das pessoas, dos locais ou atividades que te davam prazer ou então uma relação onde o outro (a) controla até o ar que tu respiras, isso é doentio, é perigoso, é possessivo. A vida pertence a cada um, não ao outro, sem vida própria não existe relação, só haverá dor e sofrimento.
Embora numa relação assim, a paixão (sentimento que dura pouco no começo) meio que cega o parceiro (a), embora ele (a) tenha um perfil – “altruísta” = (pessoas dispostas a se anular perante o outro, aceitam a agressão, a subjugação, a humilhação, tendendo inclusive a "isolar-se num mundo onde, na sua imaginação, só cabem os dois ainda que o outro pense e atue exatamente ao contrário")... atente que uma relação assim não é cristã, não é justa e não deve prosseguir, inclusive, se for o caso acabem com a mesma o quanto antes, pois Deus nos fez livres e não para sermos escravos.
A exigência de exclusividade, por parte de certos homens e mulheres, em relação ao interesse do outro, a expectativa de que o relacionamento seja prioridade absoluta na vida deles, é perigosa. Agindo dessa forma, a mulher ou o homem pode destruir seu parceiro (a).
Na verdade pessoas possessivas, pessoas dominadoras são o pesadelo de qualquer relacionamento amoroso. Transmitem uma imagem autoritária e cheia de si. Mas por trás do comportamento “mandão” (dono/dona), há uma profunda desestabilização emocional, proveniente da insegurança e do medo do abandono e da infidelidade. O medo de ficar sozinho (a). De não ser aceito pela sociedade onde está inserido ou até mesmo de pertença ao grupo social, pois se sente deslocado (a), como pode meus amigos (as) terem namorados (as) e eu sozinho (a)...
Essa tendência surge desde a infância. Uma criança amada de forma saudável não tende a ser dominadora/possessiva, mas sim colaboradora. Mas se ela sofreu alguma experiência de abandono passa a alimentar uma fobia de aquilo não se repita. Assim, quando alguém entra em sua vida, vale tudo para tentar segurá-la, aprisioná-la mesmo. “O dominador procura sua própria segurança absorvendo uma segunda pessoa”...
Cuidado! Isso é uma relação extremamente perigosa...
Ao dominador um conselho: “mude” - ao dominado outro, se não houver mudança “saia dessa relação o quanto antes”...
não vale a pena, o preço é muito alto e a felicidade não esta na escravidão, mas sim na liberdade.
Pense nisso...
SHALOM!

segunda-feira, 16 de julho de 2012

EU HOJE SENTI SAUDADES...



Eu hoje senti saudades e por este motivo revirei em minhas coisas procurando este texto que escrevi já faz algum tempo...
Li certo dia em um artigo de que a “saudade” é o amor que fica!
Ontem à noite eu estava um tanto nostálgico... parei um momento para meditar sobre a saudade. Do que eu estava sentindo saudades? Pensava sobre os tantos momentos que eu já vivi aos longos dos meus 47 anos... durante minha vida profissional vi tantos morrerem nas minhas mãos, vi gente matar... Mas ao mesmo tempo vi tanta gente nascer, tanta gente viver graças as nossas intervenções... Tive saudades das minhas centenas de viagens, para perto, para longe, de carro, avião, helicóptero, navio, ônibus... com conforto, sem nenhum conforto, nos melhores hotéis, nos piores ambientes que alguém possa imaginar...
Tive saudades da minha infância, dos meus amigos, quase que na totalidade não sei onde estão. Na época achávamos que viveríamos para sempre pertos uns dos outros...
Tive saudades dos meus avós que já partiram e de meu avô materno me levando para pescar lambari num arroio que passava perto de onde eles moravam... Tive saudades de meu pai, nossas pescarias, das suas histórias de vida, alegrias, tristezas, sucessos, insucessos, das tantas e tantas conversas...
Tive saudades dos meus amigos da adolescência, dos meus colegas de escola... hoje quase não os encontro mais... dos meus colegas do exército (1983 - 2ª Bateria de Obuses – 13º GAC) , dos tantos e tantos colegas e alunos que tive ao longo de minha vida profissional, dos tantos cursos, tantas aventuras, tantas façanhas, tantos municípios por onde moramos, tantas e tantas pessoas que pela nossa vida passaram e deixaram dentro de meu peito um pedaço delas e creio que com elas deixei um pedaço de mim...
Sim, creio que isso seja saudade, um “amor” que fica!
Pois estes tantos sentimentos ficaram dentro do meu peito... lembro-me de quando morávamos no Vale do Taquari e tínhamos um projeto chamado: “O CIDADÃO DO AMANHÔ, hoje, muitos destes cidadãos estão adicionados ao meu Facebook, são belos pais e mães de família, são grandes profissionais, muitos estão longe, fora do país, inclusive... Certamente, eles também tem saudades daqueles nossos momentos de convívio e crescimento... foram importantes em minha vida, mas também devo ter sido na vida deles... Infelizmente, também, muitos já partiram, inclusive pelas suas próprias opções... AIDS, trânsito, drogas, promiscuidade,...
Sim, sei que nem sempre fui assim, fui me moldando e melhorando com o passar do tempo e a cada dia tento crescer e ser melhor... e por isso mesmo, tenho certeza de que muitos destes momentos de saudades teriam sido melhores se eu ou a outra pessoa tivéssemos sido diferentes...
Talvez seja por isso que eu viva com tanta intensidade o hoje... talvez seja por isso que eu não gosto de deixar um abraço para amanhã, por isso eu não deixo de dar ou pedir perdão, porque a vida da gente muda de rumo de uma hora para outra e amanhã pode ser tarde, ou se não for tarde, nós já teremos perdido o momento para dizermos a alguém o quanto significou na vida da gente... por isso gosto tanto de afirmar: “TU ÉS MUITO IMPORTANTE PARA MIM!”.
Hoje eu agradeci a Deus por ter podido dizer isso ao meu pai, por ter podido dizer isso a amigos tão queridos que já foram para junto de Deus,... e a tantas e tantas outras pessoas que a distância afastou ou porque partiram para o outro plano.
Se tu aceitas um conselho: se tu tens sonhos, corre atrás... se tens projetos não desistas na primeira adversidade, porque o futuro irá te cobrar com muita intensidade pelo simples fato de não ter tentado... o maior fracasso não está no não vencer, mas no não ter tentado”quando temos um projeto, um plano, um sonho e não tentamos, jamais saberemos se teríamos conseguido. No coração da gente tudo isso fica registrado e no futuro se transforma em frustração.
Se tu tens desafetos, te reconcilia... se têm pessoas importantes na tua vida, não poupes palavras... elogie, diga, reconheça... Mas faça isso hoje... Liga, manda recados... deixa um depoimento.
Se alguém de alguma forma em determinado momento da tua vida foi importante, te ajudou como gente, RECONHEÇA! Porque talvez amanhã só possas dizer isso na sua lápide ou talvez nunca vais conseguir dizer...
Se aceita um conselho: não guarda rancor, raiva, ódio, desprezo... além disso não ser uma atitude cristã, faz muito mal para a gente... nos massacra, nos fere por dentro, nos torna mais indivíduos e menos gente e menos humano... machuca muito o outro, fere um coração que não precisa ser ferido... um abraço, um sorriso, um cumprimento negado, as vezes dói mais do que uma bofetada.
Quer melhorar tua vida? Seja mais humano e carinhoso com as pessoas que te cercam, repensas teus verdadeiros valores... te despe de todo orgulho, de toda vaidade, desce do trono da arrogância e como disse Jesus para Zaqueu: “desce, vem para o meio, hoje vou jantar na tua casa”.
Não olha para o agora! Olha para ontem... o caminho que trilhavas... olha para as pessoas que te cercam que te trouxeram de volta... que te apresentaram projetos, te ajudaram a construir sonhos, objetivos e perspectivas... porque senão podes ter certeza, que ao invés de saudades, terás tristezas por não teres aproveitado esses momentos que Deus te concedeu...
No tempo de Deus o que está acontecendo é aqui e agora, portanto, essa é a hora de tomares as decisões que Ele te diz... “... quem sabe faz a hora, não espera acontecer...”
Sim, no caminhar vai haver muitas pedras, muitos obstáculos, barreiras, mas são necessárias, com certeza também haverá no final da caminhada um lindo jardim a tua espera, porque o importante é caminhar...
Assim, hoje eu te deixo um convite... Mude! Tu não precisas ser assim, supere tuas frustrações, dê e peças desculpas, não te furtes de teus sonhos, projetos e aspirações... olha para trás e verificas que se tu magoou alguém, conserta isso, será que o outro merece meu veneno? Amanhã ele (a) poderá não estar aqui para te dar esse perdão e então o sentimento que te envolveras pelo resto da vida, não será saudades, mas sim remorso... e isso dói mais do que a saudade, porque ela é dor do amor... agora o remorso é dor do ódio e do rancor... e para esse (remorso) o remédio do conforto não serve.
Pense nisso!
Tira um minuto de tua vida hoje para fazeres uma avaliação do que tens saudades e do que tens remorso... dos teus gestos e atos errados... toma um banho bem demorado, a água ajuda a refletirmos, a nos livrarmos dos sentimentos ruis... Corrigi-os, se errou volta atrás, se erraram contigo, superas e sejas feliz! Veja quantas coisas já perdestes por causa destes sentimentos, vais perder mais ainda? Foi isso que eu pensei! E por causa disso mudei...
O dia é hoje e a hora é agora... Pois amanhã poderemos não ter mais tempo para isso... pense, faça a sua oração e aja... com o AMOR DE DEUS! Chegou a nossa vez de agir...
Obrigado a vocês por serem o que são em minha vida... um beijo no coração... que Deus os abençoe hoje e sempre...
Shalom!

sexta-feira, 13 de julho de 2012

JOVENS REVOLTADOS!




PAPA BENTO XVI FALA AOS JOVENS DO MUNDO...
Bento XVI pediu aos jovens que não abandonem a Igreja, assegurando que esta não os deixa só diante dos seus problemas, pelo contrário, longe dela não há salvação.
"Não desencorajem! A Igreja não vos abandona! Não abandonem a Igreja! Precisamos do vosso contributo para construir comunidades cristãs vivas e sociedades mais justas e abertas à esperança", disse o Papa.
No seu discurso, na igreja dedicada ao Padre Pio, sublinhou que a Igreja Católica entende os problemas que os angustiam as novas gerações, momento em que é muito difícil um jovem ser cristão. Por esse motivo orienta que os jovens vivam em comunidades ou grupos, pois assim não serão presas fáceis para o maligno. Acentuou que basta se afastar do convívio do grupo e lá estará os mensageiros do mal fazendo o papel determinado pelo maligno que é levar o jovem cristão para o mundo.
O Papa sublinhou que o jovem não tem porque seguir as orientações, os pedidos e os chamados do mundo, para saber das consequências, basta eles olharem para o lado...
Há mensagens proféticas antigas que anunciam uma grande reviravolta no mundo, no dia em que a juventude perceber que foi enganada pelo demônio e por aqueles que o seguem. Para a sua missão o diabo também conta com seus seguidores que não raras vezes são belos, inteligentes e trazem consigo uma proposta de prazer e muita diversão.
Quando eles perceberem que amor livre, ficar, sexo fora do casamento, relações pré-nupciais, rebeldia aos pais, ataques e mentiras contra a Igreja Católica e revolta contra Deus são artifícios do demônio, haverá entre eles muitos mártires, podem ter certeza disso, porque passarão a morrer para defenderem sua família, sua Igreja e sua comunidade de irmãos.
Muitas pessoas se perguntam hoje, por qual motivo tantos jovens morrem, na verdade infelizmente não se deram conta que muitos destes jovens rebeldes são ardorosos defensores do anticristo, perdendo depois suas almas.
Condenam sua vida eterna por momentos terrenos, apesar de já terem sido alertados de qual era o caminho e o ideal que deveriam seguir.
Fazem o caminho inverso, andam na contramão da direção proposta pelo Plano de Deus, mutilam e usam seus corpos, profanam, deturpam e distorcem a mensagem de Deus confundido libertinagem por liberdade, ofendem, destratam e machucam seus pais, abandonam seus verdadeiros amigos e dão contratestemunho da sua Igreja.
Outros são levados (mortos), porque não teriam estrutura de suportar os terrores que virão, entrando em desespero. Assim são levados para que não sofram adiante, vendo o mundo - e seus sonhos - desabar diante de seus olhos. Os apelos de Sua Santidade o Papa Bento XVI neste sentido, devem ser levados aos jovens e adolescentes, para que abram seus olhos enquanto é tempo. Nada do que citei acima é bom, nem lhes trás felicidade, tudo é planejado para levá-los a perder-se.
Acreditam que tudo é “normal”, que já estão “vacinados” para o mundo... É O DIABO QUE OS FAZ PENSAR ASSIM! Ouvem a sua voz acreditando estar falando com Deus... ledo engano, Deus jamais os colocaria numa exposição tão grande assim... na verdade OUVEM AO DIABO MESMO... que os chama, sim, venham cá para o meio...
Por este motivo, com a graça de Deus, a juventude haverá de ser a primeira a se insurgir contra os planos do anticristo. Eles são valentes, ousados e formarão linha cerrada em defesa dos princípios eternos. Afinal, serão eles a povoar a Nova Terra, que virá substituir em breve esta Babilônia infernal.
Concluindo, o Papa pediu para que os jovens busquem sempre a sua santidade, através de seus atos, gestos e realizações. Que nunca se afastem da Igreja e dos projetos para os quais Deus os convocou nominalmente.
Que sejam castos, que preservem sua pureza de corpo e coração, que cuidem de seus pais, que não usem drogas, que não sejam libertinos, promíscuos... Que vivam em comunidades e grupos cristãos, pois com isso se protegerão um ao outro.
Observem que a primeira coisa que o demônio faz é afastá-los do grupo, pois se tornam presas (alvos) mais fáceis para o seu projeto diabólico... Isso é uma prática de caça dos predatórios, vejam as técnicas utilizadas pelas feras para caçar no meio de um bando... Primeiro escolhem a presa, depois começam a correr no meio do bando até afastar o seu alvo dos demais, depois quando está longe do bando, fica fraco, cansado, abatido, sendo alvo fácil para a fera predadora...
Jovem, não seja esse alvo correndo para longe do bando, pois as feras estão por aí a serviço do maligno... Permaneça junto ao teu grupo, tua comunidade de irmãos, evitando assim ser abatido pelo propósito do inimigo.
         SHALOM!

quinta-feira, 12 de julho de 2012

“TU TE TORNAS ETERNAMENTE RESPONSÁVEL POR AQUILO QUE CATIVAS...”




A influência dessa obra “O Pequeno Príncipe” de Saint Exupéry na vida de tantas pessoas é sem sombra de dúvidas algo de extrema importância. Com ela dá para entender o comportamento humano diante dos relacionamentos entre as pessoas, nas quais enquadram-se: a família, os amigos/irmãos que Deus nos alcança e outros que proporcionaram algum sentindo especial em nossas vidas.
A cada Serenata (momento de reflexão do CLJ após a Missa), na quarta-feira, depois de nossas meditações na Capela do Santíssimo Sacramento eu fico mais convencido dessa verdade que é a síntese da obra que fala sobre a construção das relações que não são aquelas que comumente vivenciamos no mundo de hoje, num mundo onde o “ter” supera o “ser”. Mas ali, naquele pequeno refugio, aos pés e mãos do Cristo (nosso Senhor da Galiléia) conseguimos desvelar nossos corações e mostrarmos quem realmente nós somos (amigos/irmãos).
Somos gente: gente que sorri, gente que canta, gente que sofre... gente que chora, mas principalmente gente que ama. Somos gente que ama a vida, ama a família, ama o outro e isso é muito bom...
Nas quartas-feiras, após o testemunho de cada jovem eu vejo e aprendo que é incrível o quanto a gente é capaz de se distrair com detalhes (contas, compras, consumo, relações fúteis e meramente sociais ou funcionais), deixando que o mais importante se perca. Nós somos milionários e não nos damos conta disso. Vocês jovens tem a capacidade de me mostrarem o quanto eu sou rico. Antecipadamente, muito obrigado por me mostrarem que sou milionário.
Caríssimos, vocês me cativaram e se essa é uma máxima - “Tu és eternamente responsável por aquilo que cativas”, portanto, agora vocês são responsáveis por mim e eu por vocês, pois somos responsáveis por aqueles com quem criamos laços, aqueles que cativamos.
Vejam bem, o carinho, as críticas, as vontades, as presenças, as alegrias, as tristezas, as escolhas, as atenções, tudo isso passa a ser muito mais importante e a ter outro significação. Por isso que eu digo: “TU ÉS MUITO IMPORTANTE PARA MIM!”
Caríssimos jovens, vocês serão os lideres do futuro... Tenho certeza que vocês poderão mudar o mundo, assim como mudaram minha vida. Vocês melhor do que ninguém sabe o rumo a seguir... “o Cristo é nosso ideal.”
Vocês são gente, diferente dos indivíduos, pois esses, não tem tempo de ir ao aniversário do amigo, os indivíduos não têm tempo de pedir desculpa, perderam o sentido da vida, e a vida passa a não ter sentido algum, não sabem mais sorrir, não sabem chorar, não sabem abraçar... Ah, os indivíduos... pena que no mundo tenha tantos indivíduos e tão pouca gente que nem vocês.
Juntos redescobrimos o sentido da amizade, do quanto eu posso contar contigo e o quanto tu podes contar comigo ou seja, vivemos uma presença real na vida do outro. Sabe, eu descobri que é muito bom sonhar: mas viver os sonhos é melhor ainda.
Tenho certeza de que nada em minha vida substitui a presença de vocês (TU É MUITO IMPORTANTE PARA MIM!), sim, precisamos do toque, do beijo, do abraço, do contato, porque quantas vezes temos corpos ao nosso lado e pessoas distantes, e quantas vezes temos corpos distantes e pessoas ao nosso lado?
TU ME CATIVOU! Sei que foi Deus quem quis, portanto, que as escolhas não dependeram somente de mim, por isso quero viver intensamente este momento e o contexto da vida de cada um de vocês. Tenho consciência de que vocês são jovens e que algumas vezes, os caminhos os levarão para longe de mim, mas o fato de poder dizer: TU ÉS MUITO IMPORTANTE PARA MIM me tranquiliza, porque não vai ficar na saudade ou apenas no desejo de que deveria ter dito, mas saibam que mesmo distantes, estaremos perto, na comunhão, na amizade, na união e um carregando o outro dentro do coração.
Concluo dizendo: TU ME CATIVOU! E Tu és eternamente responsável por aquilo que cativas, sendo muito importante pra mim

TI AMO!

Shalom!

domingo, 8 de julho de 2012

QUAL É O TEMPO CERTO?




Caríssimos na Bíblia Sagrada, Livro de Eclesiastes, Capítulo 3, encontramos que: Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu... Eu disse no meu coração: Deus julgará o justo e o ímpio; porque há um tempo para todo o propósito e para toda a obra....”
Porém, o mais importante é que sempre é tempo de se fazer o bem, de agir diferente, de recomeçar, de ser feliz, de buscar o novo, de adquirir novos e bons costumes e abandonar os velhos vícios e hábitos, porque hoje é um novo dia e a graça de Deus nos impele a vivê-lo de maneira nova… “eis que faço nova todas as coisas…”
A cada manhã tu podes levantar e estabelecer o propósito de seres melhor do que ontem. De ser mais amigo, mais humano, mais cristão, mais justo, mais fraterno…
Por favor, dá uma revisada no teu viver e no teu existir. Se precisamos perdoar, perdoemos, mas façamos isso hoje e se possível agora; se precisamos ajudar alguém, ajudemos e não interessa a quem, ajudes agora… se precisas dizer a alguém que “O AMA”, “QUE É IMPORTANTE PARA TI”, diga hoje, porque amanhã talvez não tenhamos “tempo”…
 “Eis que estou a porta e bato, se abrirdes entrarei e cearei contigo.” (Ap 3, 20)

• Alguma vez Jesus já bateu a tua porta?
• Jesus utilizando-se de um anjo ou de um sirineu já te fez algum convite?
• E qual foi a tua resposta? Dissestes o que?

Dissestes: “Não”, talvez amanhã ou não sei, não posso, não tenho tempo, tenho medo… ou pior ainda, dissestes “sim” e depois que Ele te entregou muitos talentos, tu desistiu da missão que Ele te confiou (os enterrou)…
Ou dissestes a Ele: “Sim”! Eu quero e eu vou ser feliz, quero seguir-te “amado meu”…
Verificas se a partir deste momento tua vida não se transformou, não mudou completamente… verifica se Ele não te encheu de graças… verificas se Ele não foi te capacitando a cada “sim” e após cada convite, tu vais te tornando mais e mais feliz…
E hoje, Deus já te fez algum convite? Algum pedido?
Observe que hoje insistentemente Ele estará na porta do nosso coração, fazendo propostas, convites… mas sem forçar… nos dá total liberdade para aceitarmos ou não, fazermos aquilo que nos pede…
Já vimos que tudo é permitido, mas nem tudo é licito e convém… há tempo para tudo: para nascer, morrer, fazer sexo, rir, cantar, chorar… tudo na vida tem o seu tempo e o seu momento certo!
Mas lembre-se que sempre é tempo de se fazer o que Ele nos pede!
Nunca voltes para o caminho que te afastas de Deus… Jesus nos diz que o caminho para segui-lo é estreito, diferentemente daquele que o mundo nos propõe que é largo, cheio de falsas alegrias, falsas felicidades,… caminho que nos leva direto ao fogo do inferno…
Agora é tempo de ser justo, de observar a tua volta os anjos e os sirineus que Deus tem colocado para cumprir a sua missão… faça um minuto de meditação e verifiques se quando precisou eles não estavam lá, no mesmo lugar onde Jesus te apresentou… estes pode acontecer a tribulação que acontecer, jamais irão te abandonar… então cuidas e zela por eles…sejas também, um pouco anjo e sirineu deles, porque certamente precisam de ti para cumprirem a missão que Deus também lhes confiou.
Faça uma breve reflexão de seus atos certos e errados e estabeleça o propósito de à partir de então fazer o que é certo, corrigindo aquilo que está errado… mas não deixes para amanhã… O TEMPO CERTO DE FAZER O BEM E O QUE É CORRETO É AGORA! Portanto, rezas a Deus pedindo perdão pela tua fraqueza e estabeleces o propósito de mudar e não mais pecar:
“Meu Deus eu me arrependo de todo o coração de vos ter ofendido, porque sois bom e amável. Prometo, com a vossa graça não mais pecar. Meu Jesus, misericórdia.”
Vamos rezar pedindo a Deus: Senhor, ensina-nos a agir como o Senhor age. Jesus, eu confio em Ti! Cuida de mim, de minha família, de meus amigos, de meus irmãos, fazei com que eu saiba reconhecer e cuidar dos meus anjos e sirineus e que eles também vejam um pouco de Ti em mim. Amém.
E AÍ, TU JOVEM LÍDER CRISTÃO – AGORA É TEMPO DE QUE?
Procure essa semana, ser bom, justo, amigo, irmão, cristão...
Shalom!

terça-feira, 3 de julho de 2012

UMA ABORDAGEM PARA PAIS E ADOLESCENTES SOBRE: DROGAS, NAMORO E SEXUALIDADE...



É considerável o número de jovens e pais que nos procuram semanalmente para tratarem desses assuntos: namoro, paixões, amor, drogas, sexualidade, relacionamentos interpessoais... Às vezes parece até mais fácil falarmos com os filhos dos outros sobre isso do que os nossos mesmos não é verdade?

Essas orientações nós passamos normalmente para pais e jovens que seguem a doutrina cristã, mas também são válidas para os demais jovens e demais famílias. Os casais e os filhos cristãos devem lembrar sempre que a Palavra de Deus nos inspira e nos fala sobre todos esses assuntos: castidade, fidelidade, cuidar e preservar o corpo templo do Espírito Santo. Lembrando ainda que não existe meio cristão ou cristão morno... ou somos ou não somos, simples assim!

DIÁLOGO

Há pais que acham cedo conversar com o filho de doze anos, por exemplo, sobre namoro, sexo e drogas. O problema é que o mundo contemporâneo favorece o contato com esses assuntos. A televisão, o cinema, a internet, os grupos sociais, tudo facilita que esse contato ocorra mais cedo. Nossa obrigação é informar, embora possa parecer uma intervenção precoce, porque as coisas acontecem e não dá para fechar os olhos. Não dá para esperar que o filho tenha 15 ou 16 anos, porque aí pode ser tarde demais. As clinicas de tratamento de dependentes e o setor de maternidade do nosso hospital desmentem essa idade 15 ou 16.

Não dá para estabelecer uma data limite. Quando tiver 15 anos me procura que falaremos sobre isso. É preciso antecipar o momento da conversa para que os adolescentes possam aprender a pensar antes de agir, uma vez que eles normalmente agem sem pensar.

Vejo como de fundamental importância os pais participarem da vida de seus filhos, do seu mundo e criar momentos especiais na relação que favoreçam o diálogo. A cena da novela, um filme, a notícia do jornal, um comentário do amigo podem ser o pretexto oportuno para os pais expressarem sua opinião. É de extrema importância os filhos saberem que podem conversar com os pais e ouvirem sua opinião sobre determinados assuntos. Infelizmente, na correria do mundo de hoje, esse contato está desaparecendo e os jovens ficam sem modelos.

Os pais imaginam que os filhos não prestam atenção em suas palavras, não lhes dão ouvidos. Não é verdade. A família é o principal fator de proteção nessa fase. Quanto mais diálogo houver, quanto mais os pais conhecerem o filho, os amigos do filho e quanto mais souber o que ele está fazendo, melhor será o resultado na sua educação e formação. Se o pai diz: “Olhe, leve o guarda-chuva, porque vai chover” ou “Ponha um agasalho, que está frio”, ele imediatamente retruca que não quer “pagar mico” diante dos colegas. Atitudes como essa podem tornar, muitas vezes, o relacionamento do dia a dia mais difícil. O jovem tem muita dificuldade no aspecto “silenciar” e “ouvir”, sem contestar.

JOVEM QUESTIONADOR (aborrecente?)

Questionar tudo, querer saber os porquês também são características comuns da forma de pensar dos adolescentes. Muitos os consideram pessoas difíceis nessa fase, vejo vários profissionais que trabalham com eles, inclusive educadores, dizerem que são “aborrecentes”.

Não acho legal chamá-los assim (aborrecentes), não gosto dessa expressão, considero ser um mau começo para estabelecer um canal de diálogo proveitoso com eles. Acho a expressão chula e injusta para com aqueles que também nos ensinam tanto.

DROGAS

Muitos adolescentes também me procuram porque experimentaram uma droga e querem saber se já estão viciados ou se ficaram dependentes. Tenho acompanhado com apreensão o aumento significativo no número de jovens (cada vez mais novos) que vão para as baladas e boates, e tem consumido ecstasy, droga essa que muitos deles chamam de “bala”. Sabemos que os efeitos da cocaína e do crack são mais devastadores, mas é importante lembrar também do ecstasy, a tal “balinha” que a juventude tem consumido nessas festas, boates e baladas estão lhes trazendo sérios prejuízos. O problema é que muitos adolescentes acham que, por ser chamado também de “bala”, ela é uma droga inofensiva – Não pessoal, o ecstasy é uma droga que pode provocar muitos danos, muitos prejuízos irreparáveis ao sistema nervoso, bem como, é um facilitador para a vitimização, principalmente no estimulo das brigas, dos estupros, das irresponsabilidades no trânsito, etc.

Os pais devem estar atentos principalmente para a questão das drogas lícitas (álcool e fumo). Obervar as páginas e fotos dos seus filhos nas redes sociais, suas companhias, o estado que chegam em casa, pois se o jovem experimenta a droga (lícita ou ilícita) toda a semana, é um usuário. É preciso pontuar essas referências até para que os adolescentes se sintam mais respaldados.

É fundamental que os pais conheçam seus filhos. O primeiro sintoma de que algo de errado está acontecendo é o prejuízo nas atividades cotidianas, as alterações na rotina de vida: baixo rendimento escolar, desinteressou-se pelas atividades esportivas, abandonou seu grupo social, seus amigos, seu movimento de jovens na igreja, os pais precisam investigar por quê. Sem dúvida nenhuma, a droga pode ser a responsável por essa mudança de comportamento, esteja atento.

FICAR/NAMORO/SEXUALIDADE

Com relação a esse assunto e também a vida em geral, o adolescente tem um falso sentimento de onipotência – acha que pode tudo – e de onisciência – acha que sabe tudo.

Nessa idade a sexualidade dos jovens está à flor da pele e por isso mesmo é obrigação e dever dos pais cristãos ensinar seus filhos dentro dos preceitos cristãos, colocando os devidos valores e estabelecendo os limites que julgarem corretos para uma relação (namoro).

É OBRIGAÇÃO BÍBLICA DOS PAIS PROTEGEREM SEUS FILHOS NESSE MOMENTO.

Os jovens precisam ter consciência das questões hormonais e físicas que falam durante o namoro, então se possuem preceitos e valores cristãos devem esforçar-se para cumprirem aquilo que Deus os orienta e não o mundo.

Lembre-se que o namoro cristão é totalmente diferente do namoro do mundo, pois o cristão tem um compromisso com Deus. Um jovem cristão jamais namora para passar tempo. Um jovem cristão respeita seu corpo e o corpo do seu companheiro, pois ambos são templo do Espírito Santo. Por isso mesmo devem evitar ambientes que estimulem seus impulsos sexuais. Devem evitar carícias e carinhos que os levarão a fazer aquilo que até então se propunham não fazer. Devem primar pela responsabilidade, maturidade, castidade e fidelidade. Devem assim evitar ficar sozinhos, ambientes e filmes promíscuos que estimulem os aspectos físicos.

Na verdade o que vejo dos jovens namorados, é acreditarem que nada de errado lhes pode acontecer. Quem vai engravidar é sempre a filha da vizinha, porque não sabe fazer as coisas direito. Que podem se estimular ou trocar caricia porque são bem resistentes, mas depois os resultados que vemos e ouvimos todos os dias são bem diferentes. Na cabeça deles não ficam doentes, não engravidam, nunca serão vítimas de estupros, de violência, nunca serão viciados (dependentes)... Cuidado! A verdade e as estatísticas mostram que a realidade não é essa.

GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

Acompanho e oriento constantemente mães adolescentes. Normalmente fragilizadas, doentes física, psíquico e espiritualmente. Não se pode ignorar que muitas meninas engravidam aos 13, 14 anos. O que vejo e ouço dessas mães no hospital é um misto de medo, insegurança, incerteza, tristeza, pois para essas mães adolescentes, esse filho, essa gravidez representa a interrupção de um projeto de suas vidas.

Esse bebê, interrompe um ciclo de sonhos e projetos de vida. Essas mães com corpo de mulher, mas cabeça de criança ou adolescente agora passam a ter responsabilidade e atribuições de gente grande... Tudo fruto de atitudes impensadas, inconsequentes, irresponsáveis e volto a dizer, contrárias a doutrina cristã.

HOMOSSEXUALIDADE

Esse é um tema comum na minha semana. O que constato é que na adolescência, às vezes, podem ocorrer experimentações homossexuais. Esse tema vem sendo muito discutido na mídia e toda a vez que volta à pauta, na internet, numa novela ou em revistas, por isso mesmo, é comum alguns adolescentes me procurarem para saber se são homossexuais, uma vez que já rolou um beijo ou a menina já trocou carinhos com uma amiga, por exemplo.

Por isso, especialistas afirmam que o correto é falar em orientação sexual e não opção sexual. Na grande maioria dos casos, porém, foi mesmo só uma experimentação passageira para matar a curiosidade ou então fruto de uma pressão do grupo social.

Já fui procurado por meninas que me disseram ter ficado com vários meninos, até que tiveram vontade de beijar a amiga. O que percebemos é que essa necessariamente não vai ser sua orientação definitiva, tanto que a maioria delas, posteriormente as encontro com seus namorados.

Percebo também uma grande pressão e até mesmo uma publicidade subliminar em massa tentando estimular o homossexualismo entre os jovens. O que nao raras vezes gera muita confusão em suas cabeças. Vejo jovens confundindo sentimentos, jovens que amam amigos (as) como irmãos (amor Philia) confundindo esse sentimento com amor Eros.

CONCLUSÃO

Sim, os tempos são outros, a educação é outra, a formação é outra, mas o dialogo, o amor, o comprometimento entre pai e filho deve ser o mesmo. OS PAIS DEVEM CONTINUAR COLOCANDO LIMITES NAS RELAÇÕES COM SEUS FILHOS E SEUS FILHOS POR SUA VEZ RESPEITANDO E USANDO DE SUAS INTELIGÊNCIAS PARA COMPREENDER O PORQUÊ DESSES LIMITES. Outro aspecto importante na relação pai-filho é os pais terem espaços para exporem o motivo de suas preocupações para os filhos e demarcar esses limites com honestidade. Quando o adolescente pergunta por que não pode chegar da balada mais tarde como o amigo ou o filho do vizinho chega, o pai deve falar com clareza: “Olhe, você deve chegar a tal hora, porque fico muito preocupado com a sua segurança”. Quando o pai coloca um limite no namoro com relação a horário, local, etc. não é porque não confia, não é porque ele quer proteger a relação. Quando o pai estabelece as companhias e o local de frequência do filho, é necessário sentar e conversarem o porquê de cada norma, cada situação e juntos chegarem a um consenso. PENSE NISSO!

“Muitos filhos só entenderão que deveriam ter conhecido e amado mais seus pais no dia em que ele fecharem os olhos para sempre.” (Augusto Cury)

Shalom!

segunda-feira, 2 de julho de 2012

NÃO BASTA SER BOM, É PRECISO QUERER SER BOM...





VIVA COM PROPÓSITO, MAS NÃO SE ESQUEÇA: SOMOS O RESULTADO DE NOSSAS PRÓPRIAS ESCOLHAS. (Lucas 9, 62)
                                                                                     Pe. Mancini
Todos nós, seres humanos, enquanto não estabelecermos um objetivo para o nosso viver diário, não poderemos dar o melhor de nós em nossas atividades diárias; ou talvez iremos passar toda a nossa vida fazendo coisas erradas e com projetos inacabados.

A palavra propósito quer dizer aquilo que se busca alcançar quando se faz alguma coisa; aquilo a que alguém se propôs; objetivo e finalidade. Logo, quando o ser humano se propõe a fazer diferença neste mundo e a realizar seus sonhos e projetos, ele precisa conscientizar-se de que sua vida deve ser direcionada por um propósito que esteja ao seu alcance realizá-lo.

Infelizmente existem muitas pessoas que estão sofrendo, pois ainda não conseguiram definir seus objetivos, e vivem desorientadas na área espiritual, emocional, física e material.

Deus, ao criar o ser humano, criou-o com um propósito específico: ser a coroa da criação de Deus; ser bênção, luz; ser como Cristo foi nesta terra. Como o apóstolo Paulo falou em I Coríntios 10,31: “Tudo o que vocês fizerem nesta terra, seja beber, comer, trabalhar, estar em família, ir à igreja, passear, ou outras coisas; façam tudo para a honra e glória do nome de Jesus.”

Olha a definição de nossos propósitos.

Todos eles devem ser realizados com o objetivo de Jesus Cristo ser exaltado e engrandecido.

Portanto, é uma responsabilidade pessoal vivermos neste mundo com propósito e com a finalidade de não desistirmos daquilo que o Senhor nos tem confiado.

Saiba que Satanás vai fazer de tudo para que você não descubra seus propósitos ou viva desistindo deles. Muitas dificuldades vão surgir, mas o segredo é manter-se firme em sua decisão de ir até o fim.

Como Jesus disse em Lucas 9,62: ninguém que lança mão do arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus.

Então, se você está pensando em desistir de seus projetos e propósitos, sejam na área espiritual ou material, lembre-se de que o Senhor não deseja isto para você;

Ele se entristece, quando alguém não confia nele nem acredita em si mesmo.

Cada um de nós tem uma vocação, um propósito específico nesta terra.

O mundo precisa de você; e o que compete a você é responsabilidade sua.

Saiba que, aquilo que Deus determinou para que você realizasse, Ele não cobrará de outra pessoa, mas de você.

Peça ao Senhor para ajudá-lo a identificar suas habilidades e os propósitos dele para sua vida.

Aqui estão algumas perguntas que você deve fazer-se e que irão ajudá-lo a identificar seu objetivo:

-O que estou buscando?

- Por que fui criado?

- Acredito em meu potencial?

- Quando começar? A resposta para essa pergunta é: AGORA.

Todos temos que fazer escolhas é inevitável, mas diante delas não podemos esquecer as nossas responsabilidades e suas consequências.

Nossas escolhas vão dizer pra onde iremos.

SOMOS O RESULTADO DAS NOSSAS ESCOLHAS!

Todos os dias nós acordamos e somos servidos de um leque incalculável de opções. De simples escolhas que eventualmente passam despercebidas a decisões que requerem análises mais complexas.

Sim, as escolhas dependem de mim. Sim, as coisas podem ser como eu quero. Faça chuva ou faça sol, frio ou calor, quem decide o caminho somos nós.

É evidente que não temos o controle total sobre os resultados e consequências, simplesmente porquê estes são variáveis, mas diversas coisas que fazem positivamente a diferença como sorrir, planejar, acreditar, agir, trabalhar são ações determinadas por nós e essas por sua vez geram seus respectivos resultados e consequências.

E o que pode ser feito para optar pelas melhores escolhas?

Como se preparar para percorrer os melhores caminhos?

Não existe uma fórmula mágica ou algo que garanta as melhores escolhas, o que existem são algumas receitas a que todas as pessoas têm acesso.

A prática e desenvolvimento de atitudes e comportamentos que nos conduzirão aos melhores caminhos. Pensar e agir positivamente sempre e o tempo todo é uma dessas práticas, uma dessas receitas. É preciso acordar e colocar todos os dias sobre os ombros e sobre nos um sinal “ que nos leva sempre a pensar na vida com resultado de morte que gera vida, o sinal da Cruz o sinal de cristão, que lhe acompanhará em todos os momentos, em todas as situações.

Sempre que fazemos nossas escolhas acompanhadas desse sinal de cristãos, obtemos os melhores resultados e através desse, dessa prática em busca do melhor caminho, desenvolvemos e credenciamos a nossa responsabilidade, ou seja, a nossa habilidade de respostas e a tornamos um hábito.

Hábito de ser e viver feliz, ou ser amargo, indesejável, de viver mal humorado.

Hábito de deixar a vida me levar ou de conduzi-la de acordo com os meus sonhos, com os meus planos. Hábito de surpreender positivamente às pessoas ou negativamente.

Por isso, toda a vez em que você se encontrar diante de opções tenha sempre a consciência de que nós somos o resultado de nossas próprias escolhas.

Meus atos diante os olhos e os mandamentos de Deus estão certos ou errados?

Se estiverem certos devo persistir...

Agora, se estiverem errados... CHEGOU A NOSSA VEZ DE AGIR... DE MUDAR... DE CONVERTER-SE... FAZER O CERTO, PORQUE É CERTO! E PRONTO!

Devo criar mecanismos de “superação” das tentações... ver de que forma, quando e onde sou mais tentado e à partir dali mudar minhas rotinas... para assim fazer aquilo que realmente deus me propõe.