quinta-feira, 18 de agosto de 2011

O AMOR A DEUS E AO PRÓXIMO... (Evangelho de Sexta-feira)


Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Minhas intenções pessoais... pelo meu grupo e minha igreja.

Rezemos: Vinde Espírito Santo enchei os corações...

EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO MATEUS 22,34-40

Os fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus. Então se reuniram, e um deles, um doutor da Lei, perguntou-lhe, para experimentá-lo: "Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?" Ele respondeu: "'Amarás o Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todo o teu entendimento! ' Esse é o maior e o primeiro mandamento. Ora, o segundo lhe é semelhante: 'Amarás teu próximo como a ti mesmo'. Toda a Lei e os Profetas dependem desses dois mandamentos".

MEDITAÇÃO

O QUE O EVANGELHO DE JESUS CRISTO ME DIZ HOJE?

Esse é o nosso chamado, essa é a nossa vocação! Amar a Deus acima de todas as coisas e amar ao próximo, como nós nos amamos, é a chave para que nós possamos viver toda a Lei e os profetas (Antigo e Novo Testamento).

O papa Bento XVI publicou em 2006 a sua primeira encíclica intitulada "Deus caritas est", Deus é amor. No parágrafo 16, diz que: “há um nexo indivisível entre o amor a Deus e o amor ao próximo: um exige tão estreitamente o outro que a afirmação do amor a Deus se torna uma mentira, se o homem se fechar ao próximo ou, inclusive, o odiar" portanto, sem perdão nunca estaremos perto de Deus.

O papa diz mais: "Só a minha disponibilidade para ir ao encontro do próximo e demonstrar-lhe amor é que me torna sensível também diante dos olhos de Deus. Só o serviço ao próximo é que abre os meus olhos para aquilo que Deus faz por mim e para o modo como Ele me ama.”

Em síntese, após darmos o nosso SIM para Deus, Ele nos chama para muitas missões. Ele nos faz convites... Mas o mais importante é que se observarmos bem, Ele vai nos capacitando para essas missões...

Ele vai nos alcançando DONS e TALENTOS que facilitam o nosso trabalho (observe se depois que tu começastes a fazer aquilo que Deus te pedes se não tens te capacitado para “falar em público”; “se não melhorou o teu rendimento intelectual e cultural”; “se não entendemos e interpretamos melhor qualquer lição, texto...”) e também olhe se “ele não colocou pessoas em tua vida que facilitam o teu existir e o que é mais legal, CAMINHAM CONTIGO NESSA MISSÃO E TE FAZEM FELIZ!”


AS PESSOAS QUE ESTÃO CONTIGO HOJE, SÃO AS MESMAS QUE ESTAVAM CONTIGO ANTES DE DAR TEU “SIM PARA DEUS”?

• ESSAS PESSOAS DE ALGUMA FORMA TE AUXILIAM E TE FAZEM MAIS FELIZ?

• TENS SIDO JUSTO COM DEUS E COM ESSAS PESSOAS?

Lembre-se, pessoas, são seres humanos, acertam, erram... portanto, não espere perfeição dessas... vão acertar, vão errar, vão te alegrar, te entristecer, mas juntos se souberem fazer aquilo que Ele te pede, irão crescer. Deus não escolhe pessoas perfeitas (elas não existem), não escolhe profissionais, Ele não quer profissionais... ELE QUER APENAS PESSOAS QUE SEMEIEM O AMOR...

QUANTO A CAPACITAÇÃO, DEIXE PARA ELE, pois isso é com Ele... Tanto que podes ser o melhor cantor do mundo e em determinado momento se não fores para ti fazer um evento e sim outro, Deus vai providenciar essa troca. Dar o nosso melhor para Deus não significa nos profissionalizar, mas sim, fazermos tudo com o coração (amor).

Sede santos como vosso Pai que está nos céus é santo!

Meus atos e atitudes de amor me santificam e me aproximam de Deus e do próximo?

Não se esqueça de curar o seu coração. O coração é o centro do nosso ser interior, na alma estão os nossos sentimentos e emoções e o entendimento significa a nossa percepção cognitiva, faculdade de entender de conceber e de julgar as coisas. Portanto, o amor supõe inteireza de pensamentos, palavras e ações. Partindo daí nós pressupomos que só podemos amar os nossos irmãos se também amarmos a nós mesmos. Não podemos dar o que não temos.

Veja bem, amor a Deus e amor ao próximo são inseparáveis, constituem um único mandamento" (Deus caritas est, 18). Por isso a afirmação devo ir para fila da comunhão em paz com Deus e com os meus irmãos, caso contrário não somos “unos”... raiva, ódio, rancor, ira... entre outros sentimentos ruins, nos afastam de Deus e da fila. Não se trata de concordarmos ou apoiarmos tudo o que as pessoas fazem, mas sim, não guardarmos sentimentos ruins dentro de nós, usarmos da empatia, nos colocando no lugar do outro (Porque é assim? Porque fez isso? Etc.) olhando para os outros com os “óculos de Deus”, lembre-se ele é humano. Pense nisso!

REFLEXÃO

AGORA, Te recolhe no teu quarto... Desliga TV, COMPUTADOR, TELEFONE, TE DESLIGA DO MUNDO (FAZ ISSO COM TODO O TEU CORAÇAO)...


Acende uma vela, abre tua BÍBLIA e FALA COM DEUS... MAS FALA COM ELE, COM A PARTE MAIS PROFUNDA DO TEU ESPÍRITO... LIBERTA COMPLETAMENTE TEU CORAÇÃO DE SENTIMENTOS QUE TE AFASTAM DE DEUS E agora sim, FAZ AQUILO QUE O ESPIRITO SANTO TE PROPÕE...

• Como esta o meu amor a Deus?

• Como está o meu coração em relação às outras pessoas?

• Tenho sido justo, coerente e dado testemunho desse amor a Deus?

Shalom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário